Artesanias
Gabriel Guarino S. L. de Almeida
contato@gabrielguarino.art
Artista marcial e antropólogo, tendo como ofício a pesquisa, ensino e prática do Kungfu/Taijiquan e cultura chinesa. Doutor em Ciências Humanas - Educação (PPGE/PUC-Rio, 2023) e Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais (PPGSD/UFF, 2017).
Pesquisa atual

Tenho investigado as artes marciais chinesas em suas atividades na diáspora chinesa na cidade de São Paulo, junto de brasileiros que reestabeleceram vínculos com mestres na China, em peregrinações de conhecimento que os inserem em grandes "famílias marciais". Tal categoria nativa, em aspas, se apresenta como uma das traduções de jia 家, termo chinês que expressa "família", "casa" ou "escola", essa pensada como detentora de certo estilo e modo de fazer próprio. Atualmente, tenho investigado como tais "jia/famílias" podem ser operadoras da variação das técnicas e da produção de conhecimentos: sendo o lócus onde a maestria é concebida, a continuidade da tradição depende da capacidade de cada escola de controlar/padronizar e expandir/abranger as comunidades de aprendizagem que a integram, no desafio de conservar, na variação, a memória comum do próprio estilo.