Manejo
gabrielamarcurio@gmail.com
Afiliação
UFSCar
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de São Carlos. Graduada em Ciências Sociais e mestra em Antropologia Social pela mesma universidade. Pesquisadora vinculada ao grupo Hybris (PPGAS UFSCar/USP).
Pesquisa atual

O projeto de pesquisa de doutorado tem o objetivo de descrever a prática criadora da memória na luta de comunidades tradicionais de Fundo de Pasto associadas à Comissão Pastoral da Terra (CPT), na diocese de Juazeiro, norte da Bahia. O interesse específico está nos conflitos envolvendo a mineração devido à recorrência dos embates pela desapropriação de terras de uso comum. A expansão da fronteira mineral ameaça a ecologia da Caatinga e impede a manutenção do modo de vida das comunidades. Proponho acompanhar os agentes pastorais e as comunidades, assim como examinar o arquivo da diocese para deslindar a luta contra a mineração. Argumento que a memória constitui e é constituída nesses embates, a partir da hipótese de que os conflitos são inseridos em uma linha histórica mais ampla de lutas contra a expropriação no semiárido.