Destruição
José Batista Franco Junior
josebfrancojunior@usp.br
USP
Doutorando em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (PPGAS/USP), Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (PPGAS/UFMT), Bacharel em Direito pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Possui experiência em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.

A presente pesquisa propõe a realização de uma etnografia acerca das cosmopolíticas presentes na comunidade quilombola do Morro do Cambambi, a 30km do município de Chapada dos Guimarães – MT, uma das comunidades quilombolas guardiãs do cerrado local. Pretendo acompanhar as ações e as pautas políticas dos quilombolas nas reivindicações pelos direitos ao território tradicional a partir das diversas questões que envolvem a água, fator principal e relevante da coletividade, propiciadora para se pensar a reconfiguração territorial local. Considerar-se-á o contexto dos descompassos entre os direitos garantidos e o acesso a eles por meio das políticas públicas destinadas às comunidades remanescentes de quilombos. O desafio se estabelece também na tentativa de trazer à tona a reflexão da problemática: é possível pensar a questão da água para se refletir sobre a reconfiguração do território da comunidade quilombola do Morro do Cambambi - MT?