Família
matheus.da.almeida@gmail.com
Afiliação
USP
Doutorando em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Antropologia Social pelo PPGAS-USP. Bacharel em Antropologia, com habilitação em Antropologia Social, pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Pesquisa atual

Esta pesquisa de doutorado se dá juntamente ao Movimento Mães de Maio, formado a partir do assassinato de seus filhos por forças policiais após os Crime de Maio de 2006. Ao analisar a expansão desse movimento em diferentes cidades do estado de São Paulo, busco compreender os modos de engajamento de cada mãe no movimento, o processo de formação de novos núcleos de mães, a articulação de uma rede de lutas das mães e do Movimento Mães de Maio com outros movimentos sociais. Na participação observante etnográfica, almejo deslindar também de que maneiras o engajamento nessa luta e as relações travadas no interior dessas redes com movimentos, instituições e Estado conformam saberes, e de que formas tais saberes informam as experiências e o modo de atuação dessas mães enlutadas.