Naturezas
fabiana.maizza@ufpe.br
Afiliação
UFPE
Sou professora de Antropologia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Fiz graduação em Ciências Sociais na Universidade de São Paulo, mestrado em Antropologia na Universidade Paris X/ Nanterre e doutorado em Antropologia Social na Universidade de São Paulo.
Pesquisa atual

Minha pesquisa atual tem como preocupação central as relações entre antropologia e feminismos, pensados como contraponto um do outro. Os tensionamentos, incompatibilidades e parcialidades entre antropologia e feminismos visam se voltar para o conceito revisitado do cuidar enquanto uma prática ética-estética-política que envolve ação, relação e subjetividades no compor com a Terra. Trabalharei com três frentes de pesquisa: a etnográfica; os estudos acadêmicos feministas; as políticas de produção do conhecimento feminista. Minha preocupação central será voltada ao conceito do dissenso nas relações interespecíficas e o conceito da diferença no feminismo acadêmico, procurando criar conexões entre os dois conceitos através de discussões acerca da etnografia, escrita etnográfica, matrizes narrativas (Despret 2016) e antropologia da vida.