Artesanias
julia.goyata@ufma.br
Afiliação
UFMA
Júlia Vilaça Goyatá é professora adjunta do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mestre e doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Pesquisa atual

O projeto atual (2023-2026) propõe a realização de uma pesquisa sobre a produção artística/artesanal de alguns criadores (a serem definidos) em contexto caribenho e brasileiro, especialmente no Haiti, onde realizei pesquisa prévia, e na cidade de São Luís do Maranhão, onde resido atualmente. Considerando investigações precedentes sobre a invenção e circulação da ideia de arte popular, o trabalho pretende considerar formulações etnográficas sobre os sentidos do criar e do fazer arte por realizadores que têm suas obras expostas fora do circuito oficial das artes ou que são considerados por ele como artistas "populares", "naifs" ou simplesmente "artesãos". Procura-se dessa maneira compreender a criação artística como parte dos processos de invenção e manutenção da vida cotidiana, associada não apenas aos objetos de arte mas também a outras atividades e relações que deles se depreendem.