Artesanias
Gabriela Lages Gonçalves
gabylages12@usp.br
USP
Doutoranda em Antropologia Social pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (USP). Possui Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (2019) e graduação em Ciências Sociais nas modalidades bacharelado e licenciatura pela mesma universidade (2016). Atualmente é colaboradora do LEAP – Laboratório de Estudos de Antropologia da Política (UFMA) e do ASA – Artes, Saberes e Antropologia (USP).

Realizo pesquisa etnográfica no Centro Histórico de São Luís (Maranhão, Brasil) sobre as chamadas visagens – nome popularmente concedido aos fantasmas, espíritos ou presenças sentidas pelas pessoas. As visagens se manifestam em forma de sons (vozes, sussurros, barulhos), ações (movimentar portas, janelas, objetos), toques em pessoas, objetos ou ambientes. Investigo as relações entre a materialidade e intangibilidade a partir de uma etnografia feita especialmente com vigilantes de museus locados em casarões históricos, busco pensar como arcos, pedras, poços ou pequenos monumentos são associados as visagens cotidianamente. Nesse sentido, interesso-me sobre as construções de sentidos atribuídas as visagens e como reverberam em narrativas sobre memórias, colonização e transformação do patrimônio da cidade.