Entre os dias 2 e 6 de outubro de 2023 ocorre o III Seminário Nacional de História Social dos Sertões: Territorialidades Indígenas e Quilombolas, organizado pelo GT - Os Povos Indígenas na História, vinculado à Associação Nacional de História, seção Piauí (ANPUH/Piauí), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - Campus Floriano, Floriano/PI.
Na quarta-feira, 4 de outubro, Mateus Oka (Doutorando do PPGAS – Unicamp, pesquisador vinculado ao Métis) apresenta o trabalho intitulado "Histórias de macacólogas e histórias de macaqueiros: acerca das ciências primatológicas no sul do Piauí", no ST4 - História das ciências e da saúde no Brasil: nação-região, espaços de fronteiras e territorialidades (coord. Agostinho Júnior Holanda Coe e Tamara Rangel Vieira).
Na quinta-feira, 5 de outubro, acontece o ST1 - Memórias da expulsão: territórios e expropriações no Semiárido brasileiro, coordenado por Adalton Marques (Univasf) e Gabriela de Paula Marcurio (Doutoranda do PPGAS – UFSCar, pesquisadora vinculada ao Métis), com apresentações de trabalhos de três pesquisadores do projeto temático:
- Sabrina Luz Bezerra (Mestranda do PPGAS – UFSCar): “Águas e terras do semiárido: arquivo e desenvolvimentismo no Submédio São Francisco";
- Renan Martins Pereira (Pós-doutorando do PPGAS – USP): “Memória ecológica, seca e fartura no Semiárido pernambucano";
- Jorge Villela (Coordenador do Eixo Manejo, Criação, Memória – UFSCar): “Antropologia na Era da Eviccção".
Os Simpósios Temáticos são online. Para mais informações, acesse: https://www.even3.com.br/iii-seminario-nacional-de-historia-dos-sertoessehis-territorialidades-indigenas-e-quilombolas-309584/