Episódio: 1

Apresentando o Projeto Temático

No episódio de estreia dos Diálogos Métis, as professoras Fernanda Arêas Peixoto (USP/Métis) e Ana Claudia Marques (USP/Métis) apresentam as ideias norteadoras do Projeto Temático, onde e como tudo começou. Além disso, as convidadas apresentam as suas pesquisas mais recentes, procurando estabelecer diálogos com os diferentes eixos temáticos do projeto.
Episódio: 2

Ecologia, memória e manejo na caatinga

No segundo episódio do Diálogos Métis, o professor Jorge Mattar Villela (UFSCar/Métis) e o pós-doutorando Renan Martins Pereira (USP/Métis) debatem a respeito de suas pesquisas no semiárido pernambucano com ênfase nos temas da memória e da ecologia.

Episódio: 3

Artes marciais e música popular

No terceiro episódio do Diálogos Métis, os pós-doutorandos Gabriel Guarino de Almeida (USP/Métis) e Rafael do Nascimento Cesar (USP/Métis), pesquisadores integrantes do Projeto Temático “Artes e semânticas da criação e da memória” (Processo nº 2020/07886-8 - FAPESP), debatem a respeito de suas pesquisas sobre artes marciais e música popular, respectivamente.
Episódio: 4

Criação, etnologia e ciência

No quarto episódio do Diálogos Métis, os professores Stélio Marras (IEB/USP) e Uirá Garcia (UNIFESP/Métis) debatem as maneiras pelas quais os estudos de ciência e tecnologia e a etnologia indígena podem colaborar para as discussões sobre criação e memória na antropologia. Uirá Garcia é antropólogo e professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e coordena o Eixo 4 - “Naturezas-culturas e criação” do Projeto Temático “Artes e semânticas da criação e da memória” (Processo nº 2020/07886-8 - FAPESP). Stélio Marras é professor e pesquisador em antropologia do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo (USP) e coordena o Eixo 5 - “Criação e destruição: ciência e política no Antropoceno”.
Episódio: 5

Criação, servilletas e bananeiras

Em seu quinto episódio, o programa Diálogos Métis recebe Bianca Chizzolini (USP/Métis) e Frederico Sabanay (USP/Métis) para discutir sobre a confecção de servilletas mexicanas e o cultivo quilombola de bananeiras no Vale do Ribeira, a partir da intersecção temática entre criação, memória, arte e ciência. Bianca é doutoranda e mestre em Antropologia Social pela USP e bacharel em Ciências Sociais (USP). Atualmente, é pesquisadora no Coletivo ASA – Artes, Saberes e Antropologia e bolsista da Wenner Gren Foundation. Frederico é mestrando em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da USP (PPGAS-USP) e graduado no bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais pela USP. Ambos integram o Projeto Temático “Artes e semânticas da criação e da memória” (Processo nº 2020/07886-8 - FAPESP). A mediação do episódio é feita pelos pesquisadores de pós-doutorado Renan Martins Pereira (USP/Métis) e Dé Leonel Soares (USP/Métis).