A pesquisadora Amanda Horta (UFSCar), integrante do Métis, coordenará Simpósio de Pesquisa Pós-Graduada no 48º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs).
O Simpósio intitulado Artes do manejo e do cuidado: práticas ecológicas de criação de mundos, coordenado ao lado do Prof. Jorge Luan Teixeira (UVA/NuAP), será uma das atividades do Encontro prevista para ser realizada de modo virtual nos dias 16 a 18 de outubro.
O prazo de envio das submissões nos SPGs é até dia 11 de junho, através do site do evento.
Confira o resumo do SPG:
Este SPG se interessa por técnicas, gestos, ideias, sujeitos e objetos cujas composições criativas podem ser pensadas a partir de práticas de manejo e cuidado. Distintas apropriações das noções de “manejo” e “cuidado” têm ganhado visibilidade em domínios díspares do conhecimento e tomado parte no debate antropológico contemporâneo. De um lado, a noção de manejo contribui para a costura entre campos como as antropologias vegetais, a antropologia da memória, a ecologia histórica, a agroecologia, a arqueologia; de outro, cuidado adjetiva antropologias, éticas e economias, firmando-se como categoria central nos estudos de parentesco, da ciência e tecnologia , da medicina e da saúde. Em desenvolvimentos recentes, essas noções se torcem a partir da recusa do excepcionalismo humano, para pensar a presença de sujeitos multiespécies que cuidam e são cuidados, manejam e são manejados. Este SPG busca reunir trabalhos sobre formas de manejar e cuidar das coisas existentes, feitas ou em vias de se fazer, vivas ou mortas, materiais ou espirituais, animais ou humanas, mas que possibilitam pensar processos de criação de mundos relacionais de uma miríade de gentes, famílias, povos e comunidades.