O caminho de Ogum: esboços de uma cosmotécnica do candomblé
22 Agosto 2024 - 09:00
Auditório da Casa de Rui Barbosa. Rua São Clemente, 134. Botafogo - Rio de Janeiro (RJ).

O pesquisador associado ao Projeto Temático, Lucas Marques, fará uma palestra intitulada "O caminho de Ogum: esboços de uma cosmotécnica do candomblé" no Seminário "Outras Histórias II: Saberes Orgânicos e Reedições Afroindígenas", organizado pelo Núcleo de Antropologia Simétrica (NAnSi/UFRJ).

 

O trabalho buscará refletir sobre as composições materiais, técnicas e cosmológicas na formação da pessoa no candomblé, e, de modo mais específico, no ofício dos ferreiros de orixá. Para isso, parto de uma etnografia realizada na oficina de José Adário dos Santos, também conhecido como Zé Diabo, artesão que se dedica à produção das chamadas ferramentas de orixá, artefatos de ferro das religiões de matriz africana que, após uma série de “preparações”, tornam-se a expressão material dos deuses na terra. Meu intuito é explorar aquilo que Zé Diabo denomina como o “jabá de Ogum”, o trabalho com o ferro, e que ele relaciona diretamente com a ideia de “caminho” – ideia que, como pretendo mostrar, está intimamente ligada à constituição de parentesco e de pessoa no candomblé. Ou seja, para tornar-se ferreiro, é preciso, segundo Zé Diabo, ter/seguir o caminho de Ogum, artesão divino que domina as tecnologias do metal. Afinal, no candomblé, todo ferro possui a energia potencial de Ogum, embora alguns ferros sejam mais “vivos” que outros. Desse modo, ser ferreiro requer um caminho que engloba um atravessamento de diversas forças outras-que-humanas (técnicas, materiais e cosmológicas). Por fim, essa reflexão me levará a esboçar aquilo que poderíamos denominar, em diálogo com as recentes proposições do filósofo Yuk Hui, de uma “cosmotécnica” do candomblé, um modo singular de conceber a vida, o cosmos e a técnica nessa religião.

 

O seminário, intitulado "Outras Histórias II: Saberes Orgânicos e Reedições Afroindígenas", ocorrerá entre os dias 21 e 23 de agosto de 2024.

 

A palestra de Lucas Marques ocorrerá no dia 22 de agosto, das 9h às 12h.

Cartaz do Seminário Outras Histórias II: Saberes Orgânicos e Reedições Afroindígenas.