Sextas no Nansi
Histórias de amansar macacos e cientistas
saberes mateiros na região rural de Boa Vista, Gilbués (PI)
19 Setembro 2025 - 14:00
Online: https://us02web.zoom.us/j/83620938627

No dia 19 de setembro, Mateus Oka (Unicamp), pesquisador do Métis, e Steve Privat (UNMSN) apresentam suas pesquisas no evento Sextas no Nansi, sessão 458.

Mateus Oka apresentará seu trabalho intitulado Histórias de amansar macacos e cientistas: saberes mateiros na região rural de Boa Vista, Gilbués (PI)O encontro será às 14h, na sala virtual, que pode ser acessada pelo link do Zoom:  https://us02web.zoom.us/j/83620938627

 

Confira o resumo da apresentação:

Na zona rural chamada Boa Vista, localizada no município de Gilbués (PI), uma família local trabalha há pelo menos duas décadas para a produção de saberes científicos. Pesquisadoras que visitam periodicamente a região fazem trabalho de campo para estudar macacos-prego em grupos selvagens, buscando elucidar questões sobre desenvolvimento psíquico e social, e a tradição de uso de ferramentas apresentadas por estes animais. A família boavistana, por sua vez, envolve-se integralmente na coleta de dados, além de organizar todo o período de estadia das cientistas. Assim, este estudo em antropologia da ciência busca retraçar a história desta relação entre pesquisadoras, macacos e comunidade local que ocorre há mais de 20 anos, e investigar, em trabalho de campo, os saberes ecológicos destes “assistentes de campo” que, aposta-se aqui, podem ser entendidos como “mateiros”. A tentativa é de lançar outras luzes e sombras a esta figura que, nas histórias e nas antropologias das ciências, parece ainda ser pouco uma parceira de interlocução. Busca-se, portanto, seguir e levar adiante seus conhecimentos e os aspectos ontológicos e pragmáticos que sustentam seu trabalho, e experimentar seus efeitos quando em diálogo com a teoria antropológica.

 

 

cartaz nansi